Câmeras e DVR
O modelo mais comum de monitoramento de imagens consiste na instalação de câmeras em pontos estratégicos ligadas via cabo a um DVR (Gravador Digital de Video). O DVR fica instalado no próprio cliente em um local seguro. As gravações são realizadas de modo contínuo sempre que é detectada uma movimentação no local. As gravações mais antigas vão sendo sobrepostas pelas mais recentes de modo que não falte espaço no HD.
No momento do disparo do alarme a central de monitoramento começa a gravar externamente uma cópia deste período crítico até a finalização do chamado. Com isso evita-se que as imagens se percam caso o assaltante destrua ou roube o DVR. O disparo do alarme faz com que o técnico do monitoramento acompanhe em tempo real toda a movimentação das câmeras vinculadas ao setor afetado e toma as devidas providências.
O próprio cliente consegue posteriormente acessar as imagens gravadas escolhendo a data e hora do ocorrido e qual câmera deseja visualizar.
O quadro de imagens exibindo em tempo real diversas câmeras em uma tela dividida é possível ser acessada pelo cliente através de um computador, tablet, celular ou pela TV.